8 de dezembro de 2010

Vivemos de estrutura, título é consequência


Após a perda do título no último domingo, o depto. de marketing do Corinthians lançou uma camisa com a seguinte frase: "Não vivemos de título, vivemos de Corinthians". O objetivo é enaltecer a existência do clube e não deixar que a falta de títulos nesse ano, diminua as comemorações pelo centenário. Até o atacante Ronaldo postou em seu twitter uma foto com a camisa.

Apesar da torcida corinthiana ter crescido consideravelmente num período de escassez de títulos, a grandeza do clube foi construída na sua trajetória de conquistas. Lançar essa frase nesse momento, me parece uma desculpa pelo ano em branco. Mas não deixa de ser uma estratégia, já que a torcida é passional e muitos vão querer mostrar seu amor incondicional usando essa camisa. Vale lembrar que a camisa ainda não está a venda.

Porém, penso que seria mais ousado lançar essa frase na comemoração de um título, ou quando o time conseguir conquistar a tão sonhada taça Libertadores da América. O marketing deveria mostrar que o importante é como o clube foi reestruturado, como conseguiu gerar lucro, contratar jogadores que trazem exposição de mídia e que propiciem novas oportunidades. Às vezes o trabalho é bom mas não o clube não é campeão, é preciso aceitar isso também.

2 comentários:

  1. Certamente o impacto publicitário seria muito maior se o lançamento desse produto viesse atrelado ao ganho de um título. O gosto que fica principalmente para os "anti-corinthianos" é de desculpa ou justificativa pelo ano do centenário, sem conquistas. O que também foi muito bem lembrado no texto é que isso não significa que não será um sucesso de vendas assim que estiver a disposição no mercado. Parabéns pelo post! Ponto de vista interessante e bastante coerente.

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  2. Concordo plenamente e digo mais, o lançamento da camisa soa como hipocrisia, mesmo porque acredito que um clube dificilmente viveria sem títulos, pois são eles que de certa forma mostra a grandeza de um clube, tanto dentro como fora de campo.
    Os titulos é o que marca um ano, uma gestão, enfim... o marketing do Corinthians tem sim trabalhado muito bem nesses últimos anos, porém, é preciso tomar cuidado quanto aos exageros

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