28 de julho de 2010

Ferrari, o cavalinho da vergonha

Diante de tantas críticas, não posso deixar de comentar o episódio ocorrido entre os pilotos da escuderia Ferrari, no último grande prêmio de Fórmula 1.

Com a emocionante temporada de 2008, veio a esperança que a competição e a magia estavam de volta a F1. Mas com o acontecimento de domingo passado é difícil acreditar que isso vai mudar. Dessa vez a ordem não foi explícita, mas para bom entendedor meia-palavra basta. Felipe Massa entendeu o recado: "Alonso é mais rápido que você". Após receber essam mensagem no rádio, ele abriu passagem para seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, ganhar a prova.

Quem perde com isso é a própria F1. A emoção do esporte está na competição, na luta, na busca do resultado, que em geral, deveria ser imprevisível. Fatos como esse afetam a credibilidade do automobilismo. Pensando no esporte como negócio isso é péssimo, porque se o consumidor não acreditar, o patrocinador também vai deixar de acreditar. Assim como eu, tenho certeza que uma boa parte dos brasileiros se decepcionaram também com o Felipe Massa. Ele pode ser campeão um dia mas sua imagem está arranhada.

Segundo a FOM (Formula One Management), a categoria registrou uma perda de 80 milhões de espectadores da temporada 2008 para a temporada 2009. Se continuar assim, vai perder muito mais. É preciso que os dirigentes da F1 tomem punições severas quanto a fabricação de resultados e favorecimento de pilotos.

Nenhuma empresa vai querer sua marca vinculada a um esporte sem credibilidade no mercado.

Um comentário: