21 de outubro de 2010

Projeto Petrobrás investe no esporte

Na última segunda-feira, 18/10, a Petrobrás apresentou um novo projeto que investirá R$ 265 milhões até 2014. O projeto terá uma parte social, ajudará a produzir documentários e investirá em cinco modalidades olímpicas: boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo.

O objetivo do projeto é melhorar o desempenho dessas modalidades. Não há meta estipulada e o sucesso do projeto não está vinculado ao número de medalhas a ser conquistado nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Diferentemente do que ocorrerá com os atletas, as confederações serão cobradas quanto a evolução do desempenho do esporte.

Gostamos de saber quando uma empresa investe no esporte ou na cultura, mas aí nos perguntamos: o que a Petrobrás vai ganhar com esse patrocínio? Resposta da empresa: "aparecer com as vitórias nacionais e com a demonstração de apoio institucional ao esporte brasileiro". Só isso? Como assim? A Petrobrás não sabe quanto pretende atingir em exposição e reconhecimento da marca? Não pretende aumentar seu faturamento ou o market-share?

Difícil acreditar que a essa altura, com grandes empresas investindo no esporte, uma empresa do porte da Petrobrás irá investir mais de R$ 200 milhões, e não tenha um planejamento de marketing esportivo. Não acredito que não tenham metas a atingir, sejam elas institucionais ou comerciais. Se não há metas, então não haverá ativação de patrocínio? Hoje em dia, o que mais vejo os profissionais da área dizendo é que para alcançar o resultado desejado, não basta patrocinar, tem que ativar.

Só se estiverem escondendo informações da concorrência. Com o tempo acho os números serão revelados. Pela empresa, se forem positivos, e pela imprensa, se forem negativos.

Vamos aguardar!!!

Fonte: www.maquinadoesporte.com.br

Um comentário:

  1. Tudo sobre as agências de marketing esportivo no Brasil.

    Acesse: http://www.slideshare.net/SPORTTARGET/sport-target-o-mercado-de-agncias-de-marketing-esportivo-no-brasil-2010

    ResponderExcluir