21 de julho de 2010

A camisa do Corinthians


Na semana passada, ao ler sobre o contrato fechado entre Corinthians e a TIM, fiquei satisfeito ao saber que o clube aumentaria sua receita e ultrapassaria a barreira dos R$ 50 milhões em patrocínio. Porém, ao ler no twitter, os comentários de profissionais da área, tive que rever meu pensamento.

Eduardo Esteves, Conrado Nakata e Erich Beting alertaram para os erros cometidos pelas empresas e pelo clube. O Eduardo disse que esse novo patrocínio reflete o desespero da diretoria corinthiana perante a necessidade de arrecadar mais. Conrado Nakata diz que na sua visão, São Paulo e Santos, parecem valorizar melhor suas marcas ao pensar em parcerias duradouras, não apenas em contratos. Já o Erich Beting, escreveu em seu blog que a TIM errou ao aceitar estampar sua marca dentro do número do uniforme. Erra porque uma empresa que busca retorno com patrocínio não deveria se contentar em dividir espaço com outras sete marcas, e que a relação custo x benefício não é vantajosa. O Corinthians erra ao tratar sua camisa como um outdoor-multimarcas e por não oferecer outras ações aos seus "parceiros". Pelo andar da carruagem, o Corinthians está disposto a vender qualquer espaço do seu uniforme, mas isso vai durar até o momento que as empresas refletirem sobre o retorno desse patrocínio.

Após ler tudo isso, percebi que estava agindo como diretor do clube e pensando apenas no dinheiro. Agora penso diferente. A força de mercado do Corinthians é imensa. Não deve haver desespero em se arrecadar dinheiro de qualquer forma para aproveitar a exposição que o ano do centenário proporciona. A inteligência e o planejamento trarão frutos melhores. Será que o Luis Paulo Rosenberg não pensa nisso?

Um comentário:

  1. Óbvio que não pensa! Ele é um economista, à frente de um departamento onde os funcionários não são contratados, mas sim apadrinhados vindos de uma provincianidade que atrapalha o clube já ha 100 anos.

    Coloque-se um profissional de marketing especializado para tratar do assunto, que aí encontrar-se-á o retorno desejado.

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