26 de maio de 2010

Marketing Esportivo fortalece a marca


Recebi ontem, uma newsletter do site Mundo do Marketing, com o seguinte assunto: Banco do Brasil e Caixa conquistam clientes com Marketing Esportivo. Imediatamente me interessei pela matéria, isso porque reforça o assunto que defendi no meu TCC da pós-graduação, que tem o título: "Marketing Esportivo, o esporte como ferramenta para agregar valor e fortalecer a marca".

"Quando o Marketing se une a atividades esportivas, o resultado é, na maioria das vezes, positivo. Por isso, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal patrocinam modalidades esportivas e fazem do Marketing Esportivo a ferramenta ideal para se manterem jovens, saudáveis e bem preparados para buscar e conquistar novos clientes", afirma Thiago Terra.

Em 1989, ao perceber que a faixa etária dos seus clientes era bem acima da média dos clientes bancários, o BB resolveu investir em Marketing Esportivo para rejuvenescer a sua marca. O sucesso foi tanto, que uma pesquisa realizada pela Market Analisys Brasil em 2009 aponta o BB como a marca mais lembrada entres as empresas ligadas ao esporte no Brasil. Em 2008, o BB ocupava a 3ª posição. "Foi uma decisão estratégica de rejuvenescer a marca e trazer o público jovem. Hoje, a faixa etária dos clientes do banco tem média de 41,5 anos", afirma Hugo Paiva, Gerente Executivo de patrocínios de esporte do Banco do Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing. Atualmente o banco patrocina o vôlei de praia, as seleções de vôlei de quadra e de futsal, a Confedereção Brasileira de Ciclismo, além de atletas como Robert Scheidt e Bruno Prada (iatistas); Giba (vôlei); Falcão (futsal); o ídolo aposentado do tênis Gustavo Kuerten e por fim, a Escola de Vôlei do Bernardinho e ex-medalhistas olímpicos.

Com o mesmo objetivo de rejuvenescer a marca e sobreviver no mercado, a Caixa Econômica Federal iniciou no Marketing Esportivo em 2001 e hoje possui uma gerência que responde pelos contratos de patrocínio. A Caixa pretendia patrocinar o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), a entidade não pode ser patrocinada quando for organizadora do evento.

É muito bom ver que as empresas estão acreditando no esporte como um investimento muito rentável, e que quando bem feito, vai além do retorno financeiro. Pois como disse Hugo Paiva, do BB: "Ser a marca mais lembrada do esporte hoje é um resultado fantástico".

Leia matéria na íntegra: http://www.mundodomarketing.com.br/8,14316,banco-do-brasil-e-caixa-conquistam-clientes-com-marketing-esportivo.htm

Fonte: www.mundodomarketing.com.br
Imagem: Google

Um comentário:

  1. Olá José, tudo bem?
    Venho acompanhando teu blog a algum tempo, confesso que o marketing esportivo acabou por motivar meu trabalho de conclusão.
    Curso Comunicação na UFRGS, federal do RS, gostaria de verficiar contigo a possibilidade de ler teu trabalho "Marketing Esportivo, o esporte como ferramenta para agregar valor e fortalecer a marca" principalmente no que se refere as teorias que tu utilizaste.

    meu e-mail é felipe.binotto@gmail.com
    qual o teu e-mail?

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