16 de abril de 2010

Isso que é ativação de patrocínio!

"Ativação de patrocínio são atividades realizadas, ou dinheiro investido pelo patrocinador além do valor pago pelos direitos de patrocínio, para fortalecer sua presença e a experiência dos clientes junto a marca. É a extensão da mensagem do patrocínio além da tela da TV", palavras de Marcos E. Cocco, da J.Cocco Sportainment.

O patrocínio sozinho não faz a empresa atingir seu objetivo, deve sempre vir acompanhado de ativação. Existem várias formas de ativação: promoções, concursos, comerciais de televisão nos intervalos do evento, ações de hospitality, marketing direto, RP, merchandising, utilização de atletas em evento, degustação/venda de produtos nas arenas esportivas, participação ativa de clientes em eventos, e várias outras. Essas ações podem e devem ser desenvolvidas para cada patrocínio especificamente, e podem duplicar ou triplicar o custo de um patrocínio. Mas por outro lado são vitais para o sucesso do patrocínio.

O plano de ativação deve ser desenvolvido antes de fechar o acordo de patrocínio, para ser possível negociar todos os direitos necessários para as ações pretendidas.

O vídeo abaixo é um exemplo de ativação. Foi uma ação muito bem pensada. Foi marcante e teve um retorno de visibilidade imenso. Aconteceu em março de 2010 na Itália. A Heineken inventou um concerto de música clássica no mesmo dia e horário de um jogo da Champions League, entre Milan e Real Madrid. Para realizar a ação reuniu 200 cúmplices, entre jornalistas, namoradas e professores para agirem secretamente. Eles teriam que convencer torcedores do Milan a deixarem de assistir o jogo para irem ao evento. Foram pouco mais de 1.000 pessoas envolvidas, mas outras milhares de pessoas acessaram o vídeo pela internet, foram atingidas pela experiência criada e, com certeza, também não esqueceram a marca Heineken.

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Fonte: Blog J.Cocco / Vídeo: You Tube

2 comentários:

  1. Isso não é uma ativação, é uma ação. Não existia concerto, ou melhor, ele só existiu para criar o elemento surpresa.

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