14 de julho de 2010

O marketing brasileiro e a Copa 2014


Agora que a Copa da África do Sul acabou, nós brasileiros já estamos pensando em 2014. A ansiedade é grande em vários sentidos: a conquista do hexa, a interação com turistas, o aquecimento da economia e as oportunidades geradas. Tudo isso será propiciado pela "atmosfera da copa". Mas para quem é profissional de marketing ou para quem pretende atuar na área, as questões são mais complexas. Como o marketing brasileiro irá se comportar diante da oportunidade de participar do maior evento esportivo do mundo?

Para avaliar as questões ligadas a realização da Copa do Mundo, a Ernst & Young está realizando um estudo chamado: Brasil Sustentável - Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014. Em uma entrevista ao site Mundo do Marketing, José Carlos Pinto, sócio da Consultoria Ernst & Young, falou sobre algumas questões e oportunidades encontradas pelos profissionais de Marketing e pelo mercado brasileiro até a Copa 2014.

Destaco abaixo alguns pontos da entrevista:

Mundo do Marketing: Quais são os impactos socioeconômicos?
José Carlos: "... Temos a oportunidade de receber tanto de capital nacional como investimentos internacionais... São investimentos que gerarão legados, como estádios, aeroportos, rodovias e urbanização das cidades-sede. Do ponto de vista social, é a oportunidade de gerar um volume de empregos bastante representativo, o equivalente a 3,6 milhões de empregos por ano..."

Mundo do Marketing: Como esses impactos podem influenciar a estratégia da Marketing das empresas patrocinadoras?
José Carlos: "As empresas brasileiras, de uma forma geral, aproveitarão para fazer um invesitmento relevante voltado para a Copa do Mundo... As marcas que precisam aparecer do ponto de vista global utilizarão esse canal para investir diretamente na Copa..."

Mundo do Marketing: Como o Marketng poderá contribuir para a imagem da marca "Brasil" internacionalmente?
José Carlos: "Nossa recomendação é que os comitês locais iniciem desde já a definição de seus planos de Marketing. Como vender a imagem da cidade, da região e como capitalizar em torno disso. Isso será responsável por promover o turismo, por exemplo".

Mundo do Marketing: E quais os desafios para as marcas?
José Carlos: "Existem muitas restrições para vincular a marca a Copa do Mundo, mas muito pode ser feito. Esse é o grande desafio".

Mundo do Marketing: Que oportunidades a Copa oferece para as marcas nacionais?
José Carlos: "Há um conjunto potencial de benefícios. Alguns deles geram aumento imediato de receita, enquanto outros melhoram o posicionamento da marca... Se as empresas aproveitarem os benefícios desse investimento, o retorno será garantido".

Mundo do Marketing: Quando a Copa do Mundo deve começar para o Marketing no Brasil?
José Carlos: "A minha recomendação é que comece desde já, dosando investimentos e planejando de forma adequada. Evidentemente, os maiores investimentos serão concentrados em 2014, mas existe um conjunto de significativo de eventos que acontecerão até 2014, como a Copa das Confederações. O foco do mundo estará voltado para o Brasil... Podemos esperar até 2014 para fazer barulho ou começar desde já".

Para quem quiser ler a entrevista na íntegra, segue o link:
http://www.mundodomarketing.com.br/7,14901,os-impactos-da-copa-de-2014-no-marketing-brasileiro.htm

2 comentários:

  1. Oi Jose! Meu nome é karla e sou estudante do ultimo ano do curso de publicidade e gostaria de algumas digas sobre mkt esportivo

    karlaalbuquerque8@hotmail.com
    favor entra em contato comigo assim que possivel

    Grata!

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  2. Oie jose sou estudante do ultimo periodo de Marketing estou realizando um trabalho sobre mkt esportivo gostaria de saber mais se possivel entre em contato.
    adriana.diwo@yahoo.com.br
    Desde já agradeço!

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