23 de outubro de 2009

"Prejuízo Olímpico"

Pessoal,

Pesquisando alguns casos de marketing esportivo na internet, achei no site da UOL, na página de história das olimpíadas, uma curiosidade interessante sobre as olimpíadas de Los Angeles 1984. O texto chama-se “Prejuízo Olímpico”.

Na ocasião, o McDonalds lançou uma promoção em âmbito nacional cuja idéia era premiar os consumidores da rede com um produto específico cada vez que um atleta da delegação dos EUA conquistasse uma medalha. A promoção foi divulgada assim: cada ouro conquistado por um atleta do país valia um hambúrguer, a prata dava direito a uma batata frita e o bronze valia um refrigerante. Lembrando, tudo isso de graça para qualquer consumidor americano. E a promoção ainda tinha o seguinte slogan: “Quando os Estados Unidos vencem, você vence”.

Porém, os criadores dessa jogada de marketing esportivo, não se atentarem ao fato que seria evidente um boicote da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) aos jogos de Los Angeles, já que quatro anos antes, em 1980, os EUA boicotaram os jogos olímpicos de Moscou. Sem os atletas soviéticos participando das competições, os Estados Unidos foram os ganhadores da olimpíada conquistando no total 174 medalhas, sendo: 83 ouros, 61 pratas e 30 bronzes. Os números só não foram ainda maiores porque surpreendentemente a China furou o boicote dos países socialistas, e ainda por cima, ficou em 4º lugar conquistando no total 32 medalhas.

A promoção boa para os consumidores, mas péssima para a empresa, foi ridicularizada em um episódio de “Os Simpsons”, diga-se de passagem, o melhor desenho animado de todos os tempos.

O resultado dessa ação mal planejada foram milhões de dólares de prejuízo para a rede McDonalds.

Bola fora para o McDonalds!

2 comentários:

  1. Fala Edu!
    Parabéns pelo Blog, seja bem vindo à comunidade dos blogueiros.

    Aproveito tema "Olimpiadas" para perguntar quais são suas espectativas com relação à Olimpiada que será realizada no Brasil. Você acredita que teremos boas chances de colher frutos positivos, ou seja, que vantagens o Brasil pode ter com este evento?

    ResponderExcluir
  2. Fala Ribeiro!

    Primeiramente obrigado pela visita!!!

    Eu acredito sim que é possível obter resultados positivos com a realização dos jogos olimpícos, vide exemplo de Los Angeles em 1984. Inclusive falei sobre isso no texto: Olimpíada, lucro ou prejuízo?, publicado em de 14/10/09.
    Los Angeles fechou a olimpíada com lucro de U$ 150 milhões, buscando parcerias e captando recursos na iniciativa privada. Além disso, criou maneiras de interagir com a população, vendendo momentos de experiência, como carregar a tocha olímpica.
    O resultado no Brasil dependerá do planejamento e do profissionalismo dos responsáveis pelo evento.

    ResponderExcluir