15 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009 - Climate Change


Para quem não sabe hoje é dia do Blog Action Day'09, um evento anual que une blogueiros do mundo inteiro postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global. Nesse ano o evento vai abordar o assunto: mudanças no clima.

Como o objetivo desse blog é falar de marketing esportivo, fui buscar na Fórmula 1 o exemplo de um esporte que interfere no clima e está sendo cobrado de mudanças.

A Fórmula 1 tem muito haver com as mudanças climáticas, pois, trata-se de um laboratório tecnológico para os carros de passeio. Então tudo o que for feito nesse esporte surtirá impacto nas ruas e ares do mundo todo, já que os carros são um dos maiores problemas ambientais. A FIA (entidade máxima do automobilismo mundial) tenta lançar campanhas ecologicamente corretas como a Make Cars Green, mas se esquece de pequenos detalhes como realizar Grande Prêmio de Cingapura à noite. Como os carros de corrida não possuem faróis, foi necessário aumentar a iluminação pelas ruas do circuito inteiro, e para aumentar a iluminação gasta-se mais energia. Nesse sentido, seria mais correto realizar a corrida durante o dia, mas interesses financeiros falaram mais alto e a corrida foi à noite. Quando é noite em Cingapura é tarde na Europa, assim a transmissão atende aos interesses financeiros das emissoras de televisão e dos seus patrocinadores.

A FIA lança campanhas ecológicas, montadoras como a Honda pintam em seus carros imagens da Terra e a mensagem "My Earth Dreams", mas no final o dinheiro sempre fala mais alto. "Money Talks".

Bola fora para a FIA e para as montadoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário