10 de novembro de 2010
A Red Bull dá exemplo de marketing esportivo
Alguém conhece esse homem ao lado? Trata-se do austríaco Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull. Ele é o responsável pela atitude esportiva da equipe de Fórmula 1, Red Bull Racing, na disputa do mundial de pilotos esse ano. Dietrich não permitiu que a equipe favorecesse o piloto Mark Webber na disputa com Fernado Alonso da Ferrari. Perguntado sobre o assunto, respondeu: "Prevejo um final de campeonato igual a um filme de Hollywood. No pior dos cenários, nós ficamos sem o título, mas tudo bem, ganharemos no ano que vem. Nossa filosofia permanece a mesma porque isso é um esporte e deve permanecer como esporte".
Ao acompanhar as notícias, os treinos e o Grande Prêmio do Brasil no último domingo, e ver que a Red Bull não faria o tão criticado jogo de equipe, pensei: só podem estar pensando em preservar a marca, pois, estão vendo o quanto a Ferrari vem sendo criticada desde os tempos de Schumacher. Tive a certeza que foi realmente isso que aconteceu quando li o post: O marketing do não-jogo de equipe da Red Bull, escrito por Erich Beting, no blog http://negociosdoesporte.blog.uol.com.br/ .
O sucesso da Red Bull deve-se em grande parte a uma excelente campanha de marketing, uma embalagem atraente e uma ótima distribuição do produto. Com todas as ações de marketing já feitas, podemos perceber que a empresa leva a sério a construção da sua imagem. Investir no esporte faz parte de um planejamento e não se trata de uma empresa aventureira. A Red Bull investe em vários esportes como: o futebol, onde mantém duas equipes: uma na Áustria, o Red Bull Salzburg, e outra nos EUA, o Red Bull New York, e recentemente criou um clube na cidade de São Paulo, que se chama Red Bull Brasil. Na Fórmula 1, mantém também a equipe Toro Rosso. Patrocina as corridas de pequenos aviões: a Red Bull Air Race e a Red Bull Soapbox, corrida de carros de rolimã fantasiados e competições de bicicletas como Red Bull Rampage, Red Bull Empire Of Dirt, Red Bull Elevation.
Nós que somos apaixonados pelo esporte e gostamos de marketing esportivo, devemos parabenizar o Dietrich pela sua atitude. Ele mostra para as outras empresas, que investir no esporte é uma forma de agregar valor e fortalecer a marca, a vitória não pode estar acima do esporte e do valor institucional da sua empresa.
Como escrevia nos primeiros posts desse blog: Golaço da Red Bull!!!
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Parabéns pelo post José!
ResponderExcluirA Red Bull e os senhor Dietrich, foram muito felizes na declaração: "porque isso é um esporte e deve permanecer como esporte". Isto é ele preservou um dos valores máximos do esporte, que é a imprevisibilidade dos resultados, um dos fatores que mantém a paixão dos espectadores.
Abrs!
Oláaaa, PARABÉNS pelo post e pelo blog... vê se dessa vez não desiste de atualiza-lo hein !!
ResponderExcluirRealmente a atitude do Dietrich condiz com o que mais amamos nos esportes, eu particularmente não sou muito fã da F-1, mas sou fã de atitudes como essa, que preza os valores do esporte e nos respeita como torcedores. Com certeza a atitude dele "pegou" muito bem e só veio a agregar na marca da Red Bull !! Juntou o útil ao agradável !!
Beijosssss Alvinegros.... rs
O Esporte venceu! graças a Deus!!
ResponderExcluirVinny Alves