24 de março de 2010

Licenciamento de times de futebol ainda é pouco explorado

Li na revista Licensing Brasil, uma matéria sobre licenciamento das marcas de clubes de futebol.
A matéria traz uma enquete feita pela própria revista em conjunto com a Destaque Business Research, onde 63 fabricantes e importadores de diversos segmentos, responderam sobre licenciamento de marcas de clubes de futebol.
A pesquisa continha 6 perguntas, em 5 delas os entrevistados não souberam avaliar questões como volume de vendas; região do país com maior volume de vendas; período com maior volume de vendas; público-alvo e trabalho do agente licenciador. Com essa pesquisa podemos ver como a indústria do esporte é muito pouco estudada e explorada no Brasil. O que é mais incrível é que estamos falando de "FUTEBOL", nosso esporte nº1. Dá pra imaginar qual seria o resultado se a pesquisa falasse de outros esportes como: vôlei, basquete, natação e atletismo. Mas acho isso tem um lado bom. É saber que existe um mercado promissor, que pode ajudar a movimentar a economia nacional, pode gerar muito dinheiro para as empresas, para os atletas e para os profissionais da área. E pode também gerar muitas oportunidades para todos aqueles que querem trabalhar nessa área.

Acompanhe as perguntas:

1. Sua linha de produtos licenciados conta com marcas de clubes de futebol?
39,7% Sim
60,3% Não

2. Como você avalia o volume de vendas para o varejo dos itens que trazem como diferencial a marca de times de futebol?
4,8% Péssimo
7,9% Ruim
52,4% Boa
12,7% Excelente
22,2% Não sabe avaliar

3. Sua empresa vende mais produtos licenciados com times de futebol para qual região do país?
6,3% Sul
1,6% Norte
28,6% Sudeste
1,6% Nordeste
1,6% Centro-Oeste
60,3% Não sabe avaliar

4. As vendas de produtos de clubes de futebol de sua empresa são maiores em que época do ano?
9,5% O ano todo
6,3% Primeiro semestre
19,0% Segundo semestre
65,1% Não sabe avaliar

5. O trabalho de suporte realizado pelo agente licenciador, com o qual sua empresa tem contrato de determinado clube de futebol, é:
0,0% Excelente
19,0% Bom
15,9% Ruim
4,8% Péssimo
60,3% Não sabe avaliar

6. Os itens licenciados com times de futebol vendem mais quando focam qual público?
7,9% Infantil
17,5% Jovem
12,7% Adulto
19,0% Todos os públicos
42,9% Não sabem avaliar

Fonte: Destaque Business Research
Imagem: Capa da revista Licensing Brasil ano 3 nº18

Nenhum comentário:

Postar um comentário