2 de março de 2010

Uma máquina de fazer dinheiro... e dívidas

Segundo a última edição da Deloitte Football Money League, o Real Madrid é o clube em qualquer modalidade esportiva que mais gera dinheiro no planeta. E tem mais, a equipe merengue é a primeira da história a superar a cifra de 400 milhões de euros em arrecadação anual, e conquistou o 1º lugar na "Liga de Dinheiro no Futebol" pelo 5º ano consecutivo. Assim, o clube se confirma como uma máquina de gerar dinheiro.

Ações de marketing, contratações galácticas, apresentações de atletas que são mega-eventos, pré-temporada no continente asiático e uma administração super profissional fazem do Real Madrid um exemplo a ser seguido no esporte mundial.

Recentemente apelidada de "Galácticos" quando tinha no elenco os estrangeiros: Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane e Beckham, e os espanhóis Raul, Casillas e Sérgio Ramos. Uma equipe forte e competitiva, com jogadores mundialmente conhecidos combinada com ações de marketing bem planejadas. Tudo bem que às vezes o clube é muito mais exposição da marca e business do que futebol, mas o resultado financeiro é inquestionável.

Porém há o outro lado da moeda. Em 2009 o Real Madrid investiu 150 milhões de euros para contratar Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema. A revista World Soccer contou que para fazer tal investimento, o clube pegou 80 milhões de euros emprestado do banco Caja Madrid, e provavelemente, outros 80 milhões com o Santander. Estranho para um clube que já tinha uma dívida de 350 milhões de euros. Questionado, o megalomaníaco presidente Florentino Perez respondeu: "vamos pagar a conta atingindo 3 objetivos: aumentando a venda de ingressos, ampliando nosso empréstimos bancários e melhorando o valor econômico do clube". A justificativa de venda de camisas não cola mais.

Analistas financeiros afirmam que o futebol tem liquidez, mas é preciso atenção para que isso não se torne uma "bolha", pois o endividamento é crescente.

Fontes: Blog Expresso da Bola; www.marca.com
Imagem: Google

2 comentários:

  1. Olá, queria saber se vc teria condições no de postar um texto publicitário de um curso de Gestão e marketing esportivo que a Trevisan tá oferecendo visando a copa de 2014. Acho que seria de interesse dos leitores do blog. Segue o release abaixo:

    Quem trabalha com marketing e gosta de esportes pode se especializar em marketing esportivo, esta área está bem fortalecida com as Olimpíadas e a Copa do Mundo acontecendo no Brasil nos próximos anos. A Trevisan Escola de Negócios oferece um curso de Gestão e Marketing Esportivo em todas as cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, vale a pena se informar e aproveitar esta oportunidade. Profissionais aptos a atender às demandas resultantes, em cada cidade, de uma competição como o Mundial de Futebol, são um dos principais requisitos para o sucesso do Brasil nesse empreendimento. O impacto da competição será grande nos clubes esportivos. Serão imprescindíveis profissionais capazes de gerenciar todo esse movimento, cotas locais de patrocínio e a demanda remanescente do torneio, com impacto direto no estímulo aos clubes de futebol, formação de atletas, gerenciamento de contratos, comercialização de direitos federativos e numerosos outros itens ligados ao setor.
    Mais informações: http://migre.me/jOiA.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só que os jogadores também ficam velhos e começam a produzir cada vez menos.
    Se aparece mais um tipo de Adriano no Real Madrid, aí o buraco começara a crescer. E com valores desta proporção tornasse difícil a recuperação financeira de qualquer empresa.

    ResponderExcluir